domingo, 27 de abril de 2014

Mensagem: Um Olhar Para o Céu




Mensagem deste dia 27/04/2014 na Congregação Batista no Chico Mendes em Campina Grande, Paraíba. Baseada em Atos 1:1-11. Procuramos responder as seguintes questões: O que significa olhar para o céu? Como olhar para o céu? Mas por que as pessoas já não olham mais para o céu?
Detalhe para o fundo musical que estava tocando no vizinho,kkk. Bênção de Deus a oportunidade de compartilhar da sua Palavra. Que o Senhor abençoe sua vida!!!

Um Olhar para o Céu

Atos 1:1-11

Introdução

Em 27/04/2014

            Este mês os olhos do mundo estavam voltados para o céu. Para o planeta Marte e o eclipse da Lua. Quantos ficaram vendo estes eventos? Não deu pra ver muito não né?
            Há muitos anos os homens estão olhando para o céu, para estuda-lo, para tentar entender o universo, procurando explicações para a vida. Estamos tão preocupados com a nossa vida no mundo que não paramos mais para olhar para o céu.
            Jesus passou 40 dias na terra após a ressurreição, mas antes e mesmo depois deste evento em atos, ainda apareceu mais vezes num total de 18 aparições no novo testamento após a ressurreição. Visto por 500 irmãos, segundo I Co 15:6 entre o 9º e o 39º dia.
Neste versículo 11 do primeiro capítulo de atos, após a ascensão de Jesus aos céus no 40º dia, no cenáculo em Jerusalém e depois no monte das oliveiras, para a grande comissão, as pessoas ficaram desoladas olhando fixamente para o céu. Foi então que dois varões se aproximaram e disseram que Jesus voltaria de igual modo como partiu.
Tal evento me fez meditar sobre esta comoção mútua daquelas pessoas olharem para o céu. Tal gesto, repreendido pelos anjos, soa para mim como um ato de lamento, de espera e também de fé. Pois, apesar de tudo que aconteceu e das palavras de Cristo de que somente Deus em sua “exclusiva autoridade” é quem sabe dos tempos e das épocas, ainda assim, aqueles homens e mulheres continuaram com seus olhos fixos no céu; apesar de Cristo estar os deixando pela segunda vez, eles continuaram olhando para o céu.
Porém, o tempo passou, os séculos avançaram, os homens “mudaram” em muitos aspectos e hoje me faço aquela pergunta dos anjos de maneira negativa.
·         Se os varões de branco perguntaram: por que estais olhando para o céu?
·         Hoje me pergunto: por que já não se olha mais para o céu?

 Mas o que significa este “olhar para o céu”?

I.              O que significa olhar para o céu?

Então me pergunto afinal: que significa então olhar para o céu?
1.     Olhar para o céu é esperar a volta do Rei dos Reis;
2.     Olhar para o céu é contemplar e aguardar o lar celestial: Cl. 1:5;
3.     Olhar para o céu é manter aceso o candeeiro da fé Mt. 25:1-13;
4.     Olhar para o céu é contemplar a salvação Is. 51:06;
5.     Olhar para os céu é também ter a certeza de que Aquele que criou os céus e a terra também está olhando de maneira especial para você Sl 14:2.

II.            Como olhar para o céu?

Quem olha para o céu, tem esperança, se tem esperança, tem paciência, se tem paciência espera e quem espera:

·         Espera obedecendo – os discípulos não se ausentaram de Jerusalém At. 1: 4 e 12;
·         Espera orando – At. 1:14;
·         Espera organizando sua vida – colocando no lugar das coisas velhas coisas novas, no lugar de Judas, Matias. Matias representa o novo, o complemento.

Jesus nos convida a olharmos para ele. Olharmos para o céu no sentido de espera de sua volta gloriosa. Não é uma espera passiva, mas ativa.

III.           Mas por que as pessoas já não olham mais para o céu?

Por causa do pecado;
Não se olha mais para o céu devido a cobiça de cada coração;
Devido a secularização, relativização ou banalização do sagrado;
Porque preferimos olhar para o que é terreno, para o que é imediato;
Porque amamos mais as trevas do que a luz;
Porque se sentem aprisionadas aos seus problemas circunstanciais.

IV.           Há 3 grupos de pessoas que podemos destacar em relação a este olhar negativo para o céu

1.     DESESPERADOS: É notório que hoje muitos já não olham mais para o céu, pois já perderam a fé nos homens, nos políticos, na família, na igreja, nos líderes, na religião, em Deus;
2.     ALUCINADOS: Percebo também que ainda existem aqueles que olham, mas de maneira estranha, acreditam num céu esquisito, num céu que nunca vem ou que será na terra, num deus estranho que nada pode oferecer além das coisas terrenas, fúteis e banais. Não queridos! Não é para este céu que quero olhar;
3.     ESPERANÇOSOS: Mas existem também aqueles que ainda olham com o mesmo sentido de espera, com o sentido na promessa. Esperança de um dia ver o céu ser aberto. 

** às vezes me pego olhando para o céu. Sempre que posso e me lembro eu olho para o céu literalmente falando. Não se trata de superstição, olho não apenas para contemplar a beleza da obra das mãos de Deus, não apenas para contemplar o pôr-do-sol, que por sinal nunca houve um se quer igual ao outro, mas porque eu sei que mais sedo ou mais tarde os céus se abrirão, não apenas as camadas gasosas que envolvem a terra, mas sim todo o universo será desvelado como uma fenda que se abre na rocha, o universo será descoberto e contemplaremos verdadeiramente o que há para além daquilo que os olhos podem ver.


Conclusão

Chega de olhar para os problemas
Chega de olhar para as drogas, bebidas, prostituição, para o pessimismo dos outros,
Chega de olhar para os irmãos da igreja, para o pastor, pra o vizinho;
Chega de olhar pra você mesmo, para o seu próprio umbigo, para a força do seu braço;
É tempo de olharmos para o céu
Ai de nós se não olharmos para o céu
Ai de nós se nossa esperança não estiver naquele que criou o céu
Não desista de olhar para o autor do céu

Apelo

E você meu amigo, minha amiga que nos visita esta noite? Em qual dos grupos você está inserido? Entre aqueles que já não olham mais para o céu, os desventurados? Entre os que olham de maneira estranha, conduzidos por doutrinas inconsistentes de um céu terrestre, ou de um céu que nunca alcançará? Ou você está entre aqueles que ainda olham para o céu com o sentido da promessa da vinda de Cristo e o espera fervorosamente dia-a-dia? Basta um olhar para o céu, um olhar para Jesus, e ele mudará o rumo de sua vida para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

cutus