segunda-feira, 23 de março de 2015

"KNESSET" - UM LUGAR DE REUNIÃO

"KNESSET" - 
UM LUGAR DE REUNIÃO

 O poder legislativo israelense e a casa judaica de oração, tem uma palavra em comum: כְּנֵסֶת - "Knesset". Ambas têm o mesmo propósito, reunir pessoas, seja para legislar ou rezar. 
Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg

A ORIGEM DA PALAVRA

A palavra כְּנֵסֶת (knesset) é uma das palavras em Hebraico que significa “uma reunião”. Claro que hoje em dia, no Hebraico Moderno, este é o nome do poder legislativo de Israel. Ele comunica a ideia de "congresso do povo" e vem do verbo bíblico לִכְנוֹס (liknos) - juntar, reunir, agrupar. Na história de Ester, Mordechai recebeu a ordem de agrupar e organizar todos os judeus de Susa para jejuar juntos (Est. 4:16). Em Neemias 12:22, os sacerdotes receberam a ordem de reunir as primeiras frutas e dízimos.

UM SIGNIFICADO - FINS DIFERENTES

A palavra sinagoga em Hebraico é muito similar - כְּנֵסֶת בֵּית (beit knesset), literalmente "a casa de assembléia". A palavra sinagoga na verdade tem origem em uma palavra Grega com o mesmo significado. Outro fato interessante é que a palavra em Hebraico Moderno para igreja é כְּנֵסִיָּה (knesiya), que também significa "um lugar de reunião". Em Aramaico a palavra para igreja é כָּנִישְׁתָּא (kanista). Todas estas palavras estão relacionadas e construídas a partir do verbo לִכְנוֹס (liknos) para “reunir”. Durante a época de eleições em Israel, é comum escutar a palavra כְּנֵסֶת (kneset) enquanto as pessoas se reúnem para decidir o futuro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário