sexta-feira, 28 de agosto de 2015

TEVE JESUS CRISTO UMA ESPOSA?



Papiro que diz que Jesus tinha esposa é autêntico, afirmam cientistas

POR Ione Aguiar, de BRASIL POST ATUALIZADO EM 27/08/2015

Três equipes de cientistas de Harvard, de Columbia e do MIT (Massachussetts Institute of Technology) concluíram que um antigo papiro que diz que Jesus era casado não é uma falsificação.

PapiroKaren L. King/ Harvard University

O chamado "Evangelho da Esposa de Jesus" foi escrito na língua copta, idioma extinto no século XVII, e descoberto em 2012.
Ele contém a frase "Jesus disse-lhes: 'Minha esposa ...", e também uma referência a uma discípula mulher: "ela poderá ser minha discípula".
À ocasião da descoberta, o jornal do Vaticano declarou que o papiro era falso, tinha gramática pobre e origem incerta.
Agora, novas análises científicas indicam que o papiro de 4 cm por 8 cm é perfeitamente autêntico.
Segundo artigo publicado na Harvard Theological Review, o documento remonta mais provavelmente do período entre os séculos 6 e 9 d.C. "A composição química do papiro e os padrões de oxidação são consistentes com outros papiros antigos, ao comparar o fragmento do Evangelho da Esposa de Jesus com o Evangelho de João", escreveram os pesquisadores.
Mistério
Os resultados do teste não provam que Jesus tinha, de fato, uma esposa. Karen King, historiadora da Harvard Divinity School que recebeu o papiro de um colecionador anônimo, afirmou que a grande conclusão que se pode tirar do documento é que temas como sexo, celibato e casamento eram muito discutidos no cristianismo primitivo.
Na mesma edição da Harvard Theological Review em que a autenticidade do papiro é defendida, outro pesquisador declara que a relíquia é "tão falsa que parece perfeita para uma esquete do Monty Phyton".
O egiptologista Leo Depuydt, da Brown University, afirma que erros gramaticais do copta e o uso seletivo de negrito nas palavras "minha esposa" são indícios de que se trata de uma falsificação.
Fonte:http://super.abril.com.br/historia/papiro-que-diz-que-jesus-tinha-esposa-e-autentico-afirmam-cientistas?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super
Quanto a isso, minha humilde opinião é como segue:
Jesus Cristo foi casado?


O fato de Jesus ter tido ou não esposa é irrelevante diante de sua função na história e também no contexto de interpretação cristã. Nenhum apóstolo ou escrito considerado canônico afirma que Cristo NÃO teve esposa, o que, naturalmente, cabe uma suposição. Entretanto, a santidade de Jesus não pode ser confundida com o ato sexual, pois nas próprias páginas do NT o ato sexual pode santificar o cônjuge que não é cristão. Muita especulação e alarido se forma devido um senso criado dentro do cristianismo de que o sexo é pecaminoso ou que Jesus seria perfeitamente ou 100% santo enquanto homem. Mas é preciso uma análise pormenorizada acerca da humanidade e divindade do Cristo que é o que importa nessa discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

cutus