sábado, 28 de março de 2015

O conceito de Justiça



O conceito de Justiça só pode estar fundamentado no conceito de um Deus Legislador - segundo Kant -, uma vez que em lugar nenhum no mundo podemos unir o conceito de Justiça ao conceito de Perfeição, ou seja, de cumprimento. Porém, a construção teórica que enlaça estes termos não pode ficar apenas em nossa ontologia transcendental (racional), o que, necessariamente, há nisso, uma exigência formal da razão em postular a existência efetiva deste Deus na objetivação de nossas representações, ainda que numênica. De modo que, se Deus não existir enquanto legislador e punidor/recompensador eterno, todo o sentido deixa de se significar em todos os termos positivos, como por exemplo, o próprio conceito de esperança. Estes serviriam, pois, apenas de suporte para o conceito de ilusão. O que me resta é pedir a Deus, não ao que atribuímos tal título, mas àquele que não se define e nem se restringe a este termo e a nenhum outro nome, mas aquele que ao próprio conceito de Deus perpassa, a saber, aos próprios limites de nossa razão, que não tardes em nos conceder a paz perpétua, se não nesta, na outra vida. Mas se ,diante do antagônico disso, nada mais for para além deste maligno e insano paradigma de um mundo paradoxo, onde as antinomias confundem as nossas ações, valerão todas as palavras e vírgulas dos mais audaciosos pessimistas, os quais resumem que a humanidade, na verdade, jamais evoluiu desde sua mais madura evolução, e, está fadada ao fracasso, a morte, ao fim eterno. Portanto, continuamos, como há milênios, diante das mesmas possibilidades postas às nossas incapacidades. Este é o nosso sofrimento, esta é a nossa maior angústia: a nossa própria existência entregue em nossas mãos. Davi Gadelha Pereira.

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sexta-feira, 27 de março de 2015

Da Existência e da Não-Existência: A Sequencialidade e Simultaneidade no Tempo

Da Existência e da Não-Existência: 
A Sequencialidade e Simultaneidade no Tempo



Se tomarmos aqui a vida como a existência de fato. O rompimento da vida garante a permanente não existência.
Como pode a não – existência ser causa do existente. Simplesmente pelo fato de que o não – existente é o que realmente existe de fato.
De maneira que podemos esquematizar a seguinte grafia:

NE = não-existencia (período em que não há ainda o nascente que nascerá + o que nasceu e já morreu)
E   = existência (período sequencial ou tempo de vida (Tv) comum de cada particular)
Sq = sequencialidade
Sm = simultaneidade  




Sm = (tNE = tE) onde: tNE = tempo de não existência e tE = tempo de existência
E = I + F
Sq = E I + F


Davi Gadelha Pereira

terça-feira, 24 de março de 2015

Virgem Maria era Maria, mas não era virgem -- e quem diz isso é a Bíblia




Virgem Maria era Maria, mas não era virgem -- e quem diz isso é a Bíblia





Apesar da chamada tendenciosa e sensacionalista, o estudo ainda não confirmou isso. Diz apenas que, o termo para "virgem" tem outro significado. Portanto, há, com isso, no mínimo, uma possibilidade dela ter sido ou não virgem. É um tema levantado para estudo.


Clique na chamada ou na imagem para acessar a reportagem







segunda-feira, 23 de março de 2015

"KNESSET" - UM LUGAR DE REUNIÃO

"KNESSET" - 
UM LUGAR DE REUNIÃO

 O poder legislativo israelense e a casa judaica de oração, tem uma palavra em comum: כְּנֵסֶת - "Knesset". Ambas têm o mesmo propósito, reunir pessoas, seja para legislar ou rezar. 
Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg

A ORIGEM DA PALAVRA

A palavra כְּנֵסֶת (knesset) é uma das palavras em Hebraico que significa “uma reunião”. Claro que hoje em dia, no Hebraico Moderno, este é o nome do poder legislativo de Israel. Ele comunica a ideia de "congresso do povo" e vem do verbo bíblico לִכְנוֹס (liknos) - juntar, reunir, agrupar. Na história de Ester, Mordechai recebeu a ordem de agrupar e organizar todos os judeus de Susa para jejuar juntos (Est. 4:16). Em Neemias 12:22, os sacerdotes receberam a ordem de reunir as primeiras frutas e dízimos.

UM SIGNIFICADO - FINS DIFERENTES

A palavra sinagoga em Hebraico é muito similar - כְּנֵסֶת בֵּית (beit knesset), literalmente "a casa de assembléia". A palavra sinagoga na verdade tem origem em uma palavra Grega com o mesmo significado. Outro fato interessante é que a palavra em Hebraico Moderno para igreja é כְּנֵסִיָּה (knesiya), que também significa "um lugar de reunião". Em Aramaico a palavra para igreja é כָּנִישְׁתָּא (kanista). Todas estas palavras estão relacionadas e construídas a partir do verbo לִכְנוֹס (liknos) para “reunir”. Durante a época de eleições em Israel, é comum escutar a palavra כְּנֵסֶת (kneset) enquanto as pessoas se reúnem para decidir o futuro do país.

domingo, 22 de março de 2015

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segunda-feira, 9 de março de 2015

Critique of Pure Reason Commented - Kant Crítica da Razão Pura Comentada Proposições da Matemática e da Física Parte Final



Kant Crítica da Razão Pura Comentada Proposições da Matemática e da Física Parte Final 


A Crítica da Razão Pura Comentada. Exposição exaustiva em vídeo de uma das maiores obras filosóficas que a mente humana já pode produzir.

Critique of Pure Reason Commented. Exhaustive presentation video of a major philosophical works that the human mind can already produce.