terça-feira, 16 de junho de 2015

Sentimentos Meus - Vale a pena plantar o amor






52. Vale a pena plantar o amor

Podemos cultivar o amor
Preparar a terra e nela lançar
Sua semente
E mesmo que não venha a chover
E não brilhe o sol

Ele nascerá




 





Sentimentos Meus - Encontros e Desencontros







51.  Encontros e Desencontros

Nossos encontros são fábulas da razão
E nossas vontades banais
Como a falta de carinho
Da mulher que não sabe amar

  Nossos desencontros são fascínio
  De uma causalidade sem dó
  São as tristes ilusões
  De um amanhã que nunca vem




Sentimentos Meus - Quando as Rosas Me Dizem Adeus

                 
















         
         Quando as Rosas Me Dizem Adeus

Tenho medo da noite
Da solidão e dos desenganos repentinos
Da janela entre aberta
E dos espinhos que me ferem

                   Quando as rosas me dizem adeus


Sentimentos Meus - sentido










2. O sentido da vida e a causa da felicidade são adorar a Deus


segunda-feira, 15 de junho de 2015

Sentimentos Meus - A SOBERANIA DE DEUS







 A SOBERANIA DE DEUS






1. Deus sempre nos dá uma chance, também uma segunda e terceira e no fim de todas  Ele diz: morri por ti












sexta-feira, 5 de junho de 2015

Cristianismo para além dos cristãos






Cristianismo para além dos cristãos


  Onde está o Cristianismo? o que este conceito representa hoje para nós? será alguma instituição? há porventura alguém que o personifique?
  Dizem que o cristianismo é uma religião, definição rasteira para algo que não se pode saber ou prever, que não se pode manipular, ainda que muitos o queiram, ainda que todos o queiram.
  Segundo a Bíblia, o evangelho - aliás, nome pelo qual deve ser verdadeiramente conhecido o cristianismo - é poder de Deus, e, com isso, podemos imaginar que o cristianismo também o deve ser. Ao que podemos entender o Cristianismo enquanto forma universal da mensagem particular que é poder, considerando aqui, com maior precisão e relevância, a mensagem ao invés da sua forma ou meio de propagação. Assim, mensagem, que é poder de Deus, é o evangelho que, ao ser propagada se encorpa na forma de cristianismo. Eis aqui, seu fundamento, a saber: poder.
   Mas, continuamos a indagar: onde está este poder? como ele é? o que ele é? 
  Perguntamos o onde antes do que é pelo simples fato de que, uma vez sabendo sua localização exata, poderíamos chegar a sua definição. Tarefa esta que, acreditamos ser impossível. Contudo, não o é. 
  O poder, pois, é algo que está aí, algo dado no mundo cuja linguagem falha e ambígua o tenta traduzir. Daí os ritos, as controvérsias, as discórdias. 
  O Cristianismo é objetivamente universal e plural, não limitado às instituições que o professam, é livre de todas, mas a todas e a todos abraça.
   Ora, se o evangelho é poder, este só pode ter validade no coração, na alma, na razão. Não na razão humana, mas na razão sem razão de Deus. Razão sem razão é a razão antagônica, inlógica, atemporal, em termos bíblicos diríamos que os Pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos. Porém, pensamento em Deus é poder. Poder não apenas de querer, mas de fazer sempre. 
  Podemos proibir o alcance da mensagem? Somos limitadores deste poder? pode o coração mais negro e pecador possuí-lo? Pois bem, este poder nos dá poder em oculto encontrá-lo na mais profunda lama de nossas ações decaídas, não pelo primeiro pecado inocente, mas porque teríamos que conhecer a verdade sobre nós. Que nós somos a verdade de Deus e Deus a nossa verdade. Por isso, é preciso entender agora que para além dos cristãos existe o poder, não o poder do "deus" das religiões - todas elas -, mas no poder de um algo que está contido na mensagem cristã mas não lhe é monopólio e a ela não se detém. Se o conceito de Deus pertence a religião, é preciso um outro termo para que possamos começar a destituir "Deus" de toda religião, para que, em fim, possa ser, finalmente o "Deus" ao qual pertence o cristianismo, e, não o "Deus" que é pertencido pelo cristianismo. Prefiro chamar, tal Ser, de Algo.



Por Davi Gadelha Pereira

Continua...






quarta-feira, 3 de junho de 2015

Kant - Moral, Deus, religião e teleologia / Kant - Moral, God, religion and teleology

Kant - Moral, Deus, religião e teleologia



Vídeo que procura apresentar o surgimento da religião no sistema kantiano, o qual é erigido sobre o conceito de Deus enquanto incentivador e mobilizador moral. Também contempla o juízo reflexivo teleológico que é o objetivo final de toda filosofia de Kant na última Crítica.

Video that seeks to present the emergence of religion in the Kantian system, which is built on the concept of God as encouraging and mobilizing moral. Also includes the teleological reflective judgment which is the ultimate goal of all philosophy of Kant in the last criticism.