terça-feira, 30 de junho de 2015
Conflitos lógicos: Contradição e Conceito
O pensamento é uma balela que parece não ter limites em seu inconformismo por não se contentar com o que se criou como saberes.
Sem logica alguma, tateamos na ambiguidade da linguagem numa contradição paradoxal sem fim.
A multiplicidade de conceitos nos conduzirão a uma babel na própria língua materna, de todas elas.
Caminhamos para o desordenamento total dos conceitos, quando todos em fim, se derem conta de que podem, ser o autor dos sentidos de seus próprios conceitos, a saber, que podem ser filósofos.
Para isso, basta unirmos os filósofos, ou mesmos os teóricos ou literários em suas várias versões e complicações. Perceberemos sim, certas aproximações, porém, ainda mais, variações.
De modo que o que ainda une o nosso entendimento e sempre uniu é a linguagem comum em seu sentido ingenuo, o senso comum mesmo que norteia ainda certo entendimento.
Assim, se o erudito se ater aos seus conceitos terá que explicá-los através da interpretação ou tradução do senso comum.
Não se trata aqui apenas de palavras difíceis, mas de relação e sentido entre os termos da linguagem.
A lógica nos traiu, a razão é, pois, o gênio enganador cartesiano, a qual nos ilude com seus conceitos ambíguos. todos os nossos conceitos são contrários de nós mesmos e a nós mesmos não explicam,e, o sobre o que tentam explicar não podemos saber de certeza. Certeza, pois, é um conceito inviável.
Mas é certo que deva haver alguma certeza, ao menos em nós buscarmos uma. Entretanto, não é certo que a incerteza nos confirme a impossibilidade de se saber com verdade acerca da certeza. Verdade, certeza se conflitam com seus antagônicos, com seus contrários, a saber, mentira e dúvida.
Não pode haver nenhuma lógica quando há, na razão sempre dois polos, aparentemente conflitantes que se negam em si mesmos, ou seja, que em cada conceito e para cada conceito existe, pois, seu correspondente contrário, que o contradiz.
Assim, se penso o conceito de verdade e penso também o conceito de mentira que lhe é contrário, como posso definir pois um ou o outro sem ambos? de maneira que saber um conceito implica em saber o seu contrário. Portanto, a contradição é inerente ao conceito, a cada um deles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Shalom amigos, sou Malka Kotzer diretamente de Israel Gostaria de conversar com vocês hoje sobre o significado da palavra B&...
-
ENSINO RELIGIOSO PROF. DAVI GADELHA III BIMESTRE clique na série abaixo para ter acesso a aula 6 ano - aula 1 | aula 2 | aula...
Nenhum comentário:
Postar um comentário