segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Tomás de Aquino Suma Teológica Livro V O Objeto da Fé Artigo 2 O objeto da fé é algo complexo



Vídeo que comenta acerca do pensamento do filósofo medieval Tomás de Aquino concernente a partes de sua obra Suma Teológica. Aqui está sendo tratado sobre a primeira questão do livro V intitulado "O objeto da fé" em seu artigo primeiro se "o objeto da fé é a verdade primeira".

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Sobre Pedagogia - de Immanuel Kant para baixar






O  homem é a única criatura que precisa ser  educada.  Por  educação  entende-se  o  cui­dado de sua infância (a conservação, o trato), a disciplina e a instrução com a formação. Conse­qüentemente, o homem é infante, educando e discípulo.Os animais, logo que começam a sentir alguma força,  usam-na com  regularidade,  isto é,  de  tal  maneira  que  não  se  prejudicam  a  si mesmos. E de fato maravilhoso ver, por exem­plo, como os filhotes de andorinhas, apenas saí­dos do ovo e ainda cegos, sabem dispor-se de modo  que  seus  excrementos  caiam  fora  do ninho.


A maior parte dos animais requer nutri­ção,  mas  não  requer  cu idados.  Por  cuidados entendem-se as precauções que os pais tomam para impedir que as crianças façam uso nocivo de suas forças. Se, por exemplo, um animal, ao vir ao mundo, gritasse, como fazem os bebês, tomar-se-ia  com certeza presa dos  lobos  e  de outros animais selvagens atraídos pelos seus gri­tos.


Assim,  as  crianças  são mandadas  cedo  à  escola,  não  para  que  aí aprendam  alguma coisa,  mas  para  que  aí se acostumem a ficar sentadas tranqüilamente e a  obedecer  pontualmente  àquilo  que  lhes  é mandado,  a  fim  de  que  no  futuro  elas  não sigam  de  fato  e  imediatamente  cada  um  de seus caprichos.Mas o homem é tão naturalmente incli­nado à liberdade que, depois que se acostuma a
ela por longo tempo, a ela tudo sacrifica.


Kant 1803.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O que devemos ensinar às crianças segundo Kant?





As  máximas  são  deduzidas  do  próprio 
homem.  Deve-se procurar desde cedo inculcar 
nas crianças, mediante a cultura moral, a idéia 
do que é bom ou mal. Se se quer fundar a mora­
lidade, não se deve punir. A moralidade é algo 
tão santo e sublime que não se deve rebaixá-la, 
nem  igualá-la  à disciplina.  O primeiro  esforço 
da  cultura  moral  é  lançar  os fundamentos  da 
formação  do  caráter.  O  caráter  consiste  no 
hábito  de  agir segundo  certas  máximas.  Estas 
são, em princípio, as da escola e, mais tarde, as 
da humanidade. A princípio, a criança obedece 
a leis. Até as máximas são leis, mas subjetivas; 
elas derivam da própria inteligência do homem. 
Nenhuma  transgressão  da  lei  da  escola  deve 
ficar impune,  mas seja a  punição  sempre pro­
porcional à culpa.

Kant. Sobre Pedagogia, 1803.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Uma Crítica Construtiva ao Reducionismo da Linguagem ao Diálogo de Hans-Georg Gadamer




Se no diálogo os envolvidos do processo educativo têm ambos que estarem dispostos a aprender, uma doutrina que preze por isso, necessariamente, precisa ser colocada, da mesma forma, disposta a abertura ao diálogo com as demais metodologias para não cair no fatídico exclusivismo que tanto denuncia haver nas outras. Se a hermenêutica ressurge modernamente no contexto da luta contra a pretensão de haver um único caminho de acesso à verdade (HERMANN, 2002, p. 15), então não podemos fazer dela esse acesso único que ela mesma condena.

Davi Gadelha Pereira.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Empresa recria vinho tomado por Jesus Cristo



Vai um gole? Empresa recria vinho tomado por Jesus Cristo


Ver as imagens
Uma das histórias contadas mais famosas da humanidade é a Santa Ceia. Nela, Jesus Cristo e seus apóstolos se reuniram, comeram e… Beberam. Vinho, muito vinho! Mas e se você pudesse provar esse vinho?
Bem, se depender da moderníssima indústria de vinhos de Israel, você poderá praticamente viver essa situação. Isso porque um projeto da Universidade Ariel, na Cisjordânia, está usando testes de DNA para identificar e recriar vinho tomado na época de gente como Jesus Cristo e o rei Davi.
“As nossas escrituras estão cheias de vinhos e uvas. Antes dos franceses começarem a pensar em fazer vinhos, estávamos exportando a bebida. Temos uma identidade muito antiga e, para mim, reconstruí-la é importante. É uma questão de orgulho nacional [para Israel]”, explica Eliyashiv Drori, enólogo da Ariel que conduz a pesquisa, ao New York Times.
Com tanto material para pesquisa, Drori liderou os estudos voltado para o marawi, que também chamado de hamdani, além das uvas jandali. A “perseguição” pelo DNA levou espécies que existiram em 220 a.C.. A condução dessa pesquisa foi guiada por uma referência feita no Talmude da Babilônia.
Ver as imagens
Reprodução/New York Times
Mas como tudo que envolve a região, a recriação de uvas antigas também não deixa de esbarrar em percalços políticos. Por conta de uma exigência da União Europeia, vinhos feitos na Cisjordânia e nas Colinas do Golã — onde está acontecendo a produção — sejam rotulados como feitos em assentamentos israelenses, não em Israel.
E, ainda, há a questão de disputa de propriedade sobre essas uvas, travada com palestinos. Não a toa, fazendas que venderam uvas para Israel se mantiveram anônimas para não sofrer com possíveis retaliações. A Recanati, produtora dos vinhos, ainda fez menção à origem utilizando a língua árabe no rótulo do vinho feito com o marawi. Mas isso não foi suficiente para acalmar palestinos.
“Como sempre acontece com os israelenses, eles declaram que o falafel, o tahini, o tabule, o húmus e agora as uvas jandali são produtos de Israel. Gostaria de informá-lo que esses tipos de uva são totalmente palestinos e crescem em vinhedos palestinos”, reclama Amer Kardosh, diretor de exportação de uma vinícola local, também ao Times.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/vai-um-gole-empresa-recria-vinho-tomado-por-jesus-134018059.html