quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Por que Jesus chorou por Jerusalém?





Olá,

Una-se a nossa exploração de histórias e passagens bíblicas em uma série especial de boletins por e-mail. 
Leremos textos sagrados que você achava que conhecia e os redescobriremos examinando o texto no idioma original.

Começaremos explorando a última semana da Vida de Jesus em Jerusalém, desde a sua entrada na cidade no Domingo de Palmas até a sua ressurreição no Domingo de Páscoa.

Por que Jesus chorou por Jerusalém?
Igreja Dominus Flevit, Jerusalém
De acordo com o capítulo 19 do Evangelho de Lucas, quando Jesus se aproxima de Jerusalém, ele olha para o Templo no Monte das Oliveiras e chora pela futura destruição da cidade. Ele prediz que os inimigos destruirão o Templo, sem deixar “pedra sobre pedra, porque não reconheceste a maravilhosa oportunidade que tiveste com a sua visitação” (Lucas 19:44)
Igreja Dominus Flevit, Jerusalém
A maioria das pessoas acredita que a frase “sua visitação” significa a visita de Deus na cidade, personificado em Jesus. Este não é o único significado possível. A palavra “visitação” em Grego é episkopē, que significa “zelar/tomar conta”. É a raiz da palavra “episcopal” que significa “próprio ou relativo a bispo”, o supervisor de uma igreja. Então Jesus também está falando que Jerusalém cairá porque seus habitantes não reconhecem sua obrigação de “zelar” por ela. A classe dominante estava muito ocupada com seus negócios para dar os devidos cuidados aos menos privilegiados e muito corrupta para dar o cuidado adequado ao caráter público da cidade. Como previsto, essa falta de “supervisão” resultou na destruição da cidade pelos romanos apenas quarenta anos depois da visita de Jesus.


Fonte:
Jonathan Lipnicki é doutorando em Estudos Cristãos adiantados na Universidade de Harvard. MA é formado em estudos religiosos da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Harvard e um BA em estudos religiosos da Universidade de Indiana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

cutus