sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Porção Semanal da Torá - Parashá Semanal








Shalom amigos, aqui é Malka Kotzer escrevendo diretamente de Israel

Hoje falaremos sobre a "Parashá", que é a porção semanal da Torá lida todos os Sábados.

A Parashá desta semana se chama Ki Tetse – Quando você sai.


Esta Parashá específica é bastante longa, começando em Deut.21:10 e terminando no capítulo 25. A estrutura de alguns capítulos inclui uma proibição, um mandamento e a promessa de uma premiação, como: "você não deve levar a mão com o seu jovem; você não deve deixar a mãe ir, mas o jovem você pode tomar para você, para que esteja bem com você e você possa prolongar seus dias ".(Deut.22:6-7)
לֹא-תִקַּח הָאֵם עַל-הַבָּנִים ,שַׁלֵּחַ תְּשַׁלַּח אֶת-הָאֵם וְאֶת-הַבָּנִים
תִּקַּח-לָךְ לְמַעַן יִיטַב לָךְ וְהַאֲרַכְתָּ יָמִים
O uso de שַׁלֵּחַ תְּשַׁלַּח nos faz pensar: por que o Hebraico utiliza dois verbos para expressar o mandamento "você deve deixar ir "? O motivo é relacionado com a natureza humana. No princípio uma pessoa obedecerá o mandamento e libertará o pássaro, e então, quando a situação se repetir, ele seguirá fazendo o mesmo até que se converta em um hábito.

Quando lemos a Bíblia no seu idioma original, encontramos outros mandamentos que estão escritos da mesma maneira e que têm a mesma intenção: para que nos acostumemos a fazer o bem e receber o prêmio de uma boa e longa vida. Como um dos eruditos disse: "Onde quer que você vá, os mandamentos acompanham você".

Durante este Mês Bíblico "a palavra Hebraica" lhe apresentará uma charada: Qual outro mandamento nesta Parashá menciona uma vida boa e longa como prêmio?

Você encontrará a resposta quando discutirmos a Parashá da próxima semana – KI-TAVO – Quando você vier.

Despido-me com um cordial Shalom, uma saudação de paz desde Israel


Malka Kotzer

Nenhum comentário:

Postar um comentário