quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Blase Pascal


"Não somente conhecemos a deus por meio de Jesus Cristo, senão que não nos conhecemos a nós mesmos senão através de Jesus Cristo. Não conhecemos a vida, a morte, senão através de Jesus Cristo. Fora de Jesus Cristo não sabemos nem o que é nossa vida, ném nossa morte, ném Deus, ném nós mesmos". Blase Pascal, Pensamentos, 729.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Kant - O Conceito de Existência e a Existência de Deus


Vídeo que procura apresentar o conceito de existência no pensamento kantiano, e, a partir dessa concepção, entender o que Kant entendia por existência de Deus.

Tomás de Aquino Suma Teológica Livro V O Objeto da Fé O objeto da fé é a verdade primeira Pa


Vídeo que comenta acerca do pensamento do filósofo medieval Tomás de Aquino concernente a partes de sua obra Suma Teológica. Aqui está sendo tratado sobre a primeira questão do livro V intitulado "O objeto da fé" em seu artigo primeiro se "o objeto da fé é a verdade primeira".

Tomás de Aquino Suma Teológica Livro V O Objeto da Fé Artigo 2 O objeto da fé é algo complexo


Vídeo que comenta acerca do pensamento do filósofo medieval Tomás de Aquino concernente a partes de sua obra Suma Teológica. Aqui está sendo tratado sobre a primeira questão do livro V intitulado "O objeto da fé" em seu artigo primeiro se "o objeto da fé é a verdade primeira".

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Ensaios Sobre o Tempo e o Infinito



Muito se falou na história do pensamento acerca desses conceitos, mas muito pouco pode-se avançar em suas considerações. De modo que nosso interesse aqui é alargar ainda mais esta discussão com o intuito de contribuir com a filosofia e as demais áreas do conhecimento que se dedicam a estudar estes conceitos, como a exemplo da matemática e da física.

Algumas questões podemos levantar quando a discussão é o conceito de tempo e, porquê não, também, o de infinito. Vejamos algumas:



Em qual tempo, exatamente, acontece um fato?
O que é um momento?


Uma vez que o tempo é um conceito dado ao constante movimento, o que nos remete ao conceito de infinito como uma característica intrínseca do conceito de tempo, uma vez que no tempo não há ponto fixo algum, apenas temos a ideia daquilo que passa constantemente, onde não há medida exata ou fixa na qual possamos determinar o "parado", o "estático",  o início de uma ação, de um ato, de um acontecimento, podemos notar que o tempo se constitui apenas um nome, como afirmou Berkeley, ao que completo: dado àquilo que se passa sempre. Deste modo, não pode ser, de inicio, retrógrado, porém, isso é algo indeterminado. tal conceito, realmente não se constitui em um objeto da sensibilidade - como afirmou Kant brilhantemente -  contudo, Kant não o fundamentou na força e no movimento, o que, para mim, é fato, a saber, que o movimento dá origem a ideia de tempo, e este deve ser entendido como uma "contagem" infinita desse movimento.

Eis aqui o problema crucial, a saber, que cada fato, cada movimento ou ação, mesmo dos entes considerados inanimados, não possui um momento específico, pontilear, para começar ou terminar, o que gera um princípio de eternidade.

Ora, se o tempo é sempre constante - ao modo de Heráclito - o mesmo não possui partes, nem pontos, nem inicio e nem fim. Algo constante pode ser simbolizado da seguinte maneira:

_________

Diferentemente de:

.....................

Assim, o tempo estando enquadrado no primeiro modo, não pode possuir nenhuma unidade de medição suficiente para descrever a sua natureza. Logo, no conceito de tempo podemos atrelar os conceitos inseparáveis de força, movimento, tempo, infinitude, eternidade, nesta ordem.


Pois bem, o tempo ocorre no infinito. Mas se o infinito é comumente entendido como aquilo que não tem fim, o que seria desta definição de infinito se dissermos que nada e tudo não tem fim, que começo, meio e fim são infinitamente, começo, meio e fim?


Autor: Davi Gadelha Pereira

Tomás de Aquino Suma Teológica Livro V O Objeto da Fé Artigo 2 O objeto da fé é algo complexo



Vídeo que comenta acerca do pensamento do filósofo medieval Tomás de Aquino concernente a partes de sua obra Suma Teológica. Aqui está sendo tratado sobre a primeira questão do livro V intitulado "O objeto da fé" em seu artigo primeiro se "o objeto da fé é a verdade primeira".

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Sobre Pedagogia - de Immanuel Kant para baixar






O  homem é a única criatura que precisa ser  educada.  Por  educação  entende-se  o  cui­dado de sua infância (a conservação, o trato), a disciplina e a instrução com a formação. Conse­qüentemente, o homem é infante, educando e discípulo.Os animais, logo que começam a sentir alguma força,  usam-na com  regularidade,  isto é,  de  tal  maneira  que  não  se  prejudicam  a  si mesmos. E de fato maravilhoso ver, por exem­plo, como os filhotes de andorinhas, apenas saí­dos do ovo e ainda cegos, sabem dispor-se de modo  que  seus  excrementos  caiam  fora  do ninho.


A maior parte dos animais requer nutri­ção,  mas  não  requer  cu idados.  Por  cuidados entendem-se as precauções que os pais tomam para impedir que as crianças façam uso nocivo de suas forças. Se, por exemplo, um animal, ao vir ao mundo, gritasse, como fazem os bebês, tomar-se-ia  com certeza presa dos  lobos  e  de outros animais selvagens atraídos pelos seus gri­tos.


Assim,  as  crianças  são mandadas  cedo  à  escola,  não  para  que  aí aprendam  alguma coisa,  mas  para  que  aí se acostumem a ficar sentadas tranqüilamente e a  obedecer  pontualmente  àquilo  que  lhes  é mandado,  a  fim  de  que  no  futuro  elas  não sigam  de  fato  e  imediatamente  cada  um  de seus caprichos.Mas o homem é tão naturalmente incli­nado à liberdade que, depois que se acostuma a
ela por longo tempo, a ela tudo sacrifica.


Kant 1803.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O que devemos ensinar às crianças segundo Kant?





As  máximas  são  deduzidas  do  próprio 
homem.  Deve-se procurar desde cedo inculcar 
nas crianças, mediante a cultura moral, a idéia 
do que é bom ou mal. Se se quer fundar a mora­
lidade, não se deve punir. A moralidade é algo 
tão santo e sublime que não se deve rebaixá-la, 
nem  igualá-la  à disciplina.  O primeiro  esforço 
da  cultura  moral  é  lançar  os fundamentos  da 
formação  do  caráter.  O  caráter  consiste  no 
hábito  de  agir segundo  certas  máximas.  Estas 
são, em princípio, as da escola e, mais tarde, as 
da humanidade. A princípio, a criança obedece 
a leis. Até as máximas são leis, mas subjetivas; 
elas derivam da própria inteligência do homem. 
Nenhuma  transgressão  da  lei  da  escola  deve 
ficar impune,  mas seja a  punição  sempre pro­
porcional à culpa.

Kant. Sobre Pedagogia, 1803.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Uma Crítica Construtiva ao Reducionismo da Linguagem ao Diálogo de Hans-Georg Gadamer




Se no diálogo os envolvidos do processo educativo têm ambos que estarem dispostos a aprender, uma doutrina que preze por isso, necessariamente, precisa ser colocada, da mesma forma, disposta a abertura ao diálogo com as demais metodologias para não cair no fatídico exclusivismo que tanto denuncia haver nas outras. Se a hermenêutica ressurge modernamente no contexto da luta contra a pretensão de haver um único caminho de acesso à verdade (HERMANN, 2002, p. 15), então não podemos fazer dela esse acesso único que ela mesma condena.

Davi Gadelha Pereira.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Empresa recria vinho tomado por Jesus Cristo



Vai um gole? Empresa recria vinho tomado por Jesus Cristo


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Uma das histórias contadas mais famosas da humanidade é a Santa Ceia. Nela, Jesus Cristo e seus apóstolos se reuniram, comeram e… Beberam. Vinho, muito vinho! Mas e se você pudesse provar esse vinho?
Bem, se depender da moderníssima indústria de vinhos de Israel, você poderá praticamente viver essa situação. Isso porque um projeto da Universidade Ariel, na Cisjordânia, está usando testes de DNA para identificar e recriar vinho tomado na época de gente como Jesus Cristo e o rei Davi.
“As nossas escrituras estão cheias de vinhos e uvas. Antes dos franceses começarem a pensar em fazer vinhos, estávamos exportando a bebida. Temos uma identidade muito antiga e, para mim, reconstruí-la é importante. É uma questão de orgulho nacional [para Israel]”, explica Eliyashiv Drori, enólogo da Ariel que conduz a pesquisa, ao New York Times.
Com tanto material para pesquisa, Drori liderou os estudos voltado para o marawi, que também chamado de hamdani, além das uvas jandali. A “perseguição” pelo DNA levou espécies que existiram em 220 a.C.. A condução dessa pesquisa foi guiada por uma referência feita no Talmude da Babilônia.
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Reprodução/New York Times
Mas como tudo que envolve a região, a recriação de uvas antigas também não deixa de esbarrar em percalços políticos. Por conta de uma exigência da União Europeia, vinhos feitos na Cisjordânia e nas Colinas do Golã — onde está acontecendo a produção — sejam rotulados como feitos em assentamentos israelenses, não em Israel.
E, ainda, há a questão de disputa de propriedade sobre essas uvas, travada com palestinos. Não a toa, fazendas que venderam uvas para Israel se mantiveram anônimas para não sofrer com possíveis retaliações. A Recanati, produtora dos vinhos, ainda fez menção à origem utilizando a língua árabe no rótulo do vinho feito com o marawi. Mas isso não foi suficiente para acalmar palestinos.
“Como sempre acontece com os israelenses, eles declaram que o falafel, o tahini, o tabule, o húmus e agora as uvas jandali são produtos de Israel. Gostaria de informá-lo que esses tipos de uva são totalmente palestinos e crescem em vinhedos palestinos”, reclama Amer Kardosh, diretor de exportação de uma vinícola local, também ao Times.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/vai-um-gole-empresa-recria-vinho-tomado-por-jesus-134018059.html

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Avatar ganhará uma continuação por ano a partir de 2017, diz James Cameron

Segundo filme deve ser lançado no Natal de 2017
Depois de informar que Avatar 2 só deve sair no fim de 2017, o diretor James Cameron disse que os demais longas da tetralogia serão lançados com apenas um ano de diferença entre si.
"Estamos mirando no Natal de 2017... é o que anunciamos, pelo menos. Mas não considero essa informação tão importante quanto o fato de que, quando terminarmos todos os três filmes, vamos lançá-los com apenas um ano de diferença. Será uma metanarrativa que se estende por todos estes três filmes. Cada um se sustenta por si, mas também conta uma história muito maior", disse Cameron em entrevista à Montreal Gazette durante a estreia de Toruk: The First Flight, a peça derivada do longa produzida pelo Cirque du Soleil.
Cameron também deu detalhes sobre os estágios de produção de todos os três filmes, que serão rodados ao mesmo tempo: "O design está praticamente pronto, o que por si só é uma tarefa enorme. Demorou dois anos. Terminamos as criaturas e cenários, e os novos mundos dentro de Pandora. O roteiro está quase pronto. Desenvolvimento técnico está pronto. Cenários prontos. Infraestrutura. Devemos começar a rodar tudo no ano que vem."
Avatar 2 foi escrito por Rick Jaffa e Amanda Silver, a dupla de Planeta dos Macacos 2 - O Confronto; o roteiro de Avatar 3 ficou a cargo de Josh Friedman, de Terminator: The Sarah Connor Chronicles; enquanto Avatar 4 é assinado por Shane Salerno, corroteirista de Savages. Inicialmente Avatar 2 chegaria aos cinemas no final de 2016, mas o longa agora deve estrear no final de 2017. Os três filmes serão rodados ao mesmo tempo na Nova Zelândia.
Por enquanto sabe-se apenas que a primeira continuação explora o universo submarino da lua Pandora. Zöe SaldanaSam WorthingtonStephen Lang e Sigourney Weaver estarão de volta.
Fonte: http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/avatar-ganhara-uma-continuacao-por-ano-a-partir-de-2017-diz-james-cameron/?cmpid=fb-uol

sábado, 19 de dezembro de 2015

O Ser e o não-Ser




O não-ser também é ser, pois não podemos negar a negação.
Ora, se o não é não, como pode não ser o que é, a saber, não?

Davi Gadelha Pereira

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Star Wars - O Despertar da Força

Ensaios Para Uma Nova Teoria da Linguagem - Davi Gadelha

Assim, entender a linguagem com seus limites nos ajudará enquanto seus agntes manipuladores a compreender as ciências e fazer com que elas se entendam entre si para que unam seus esforços em prol do conhecimento comum e universal.

O sentido da vida e de toda a existência, ainda que não tenhamos nenhuma representação plausivel destes conceitos, deve ser o foco de todo conhecimento. Mas, não deve ser o foco do sentido enquanto sentido, uma vez que o sentido já se faz sentido em nós como somos, ou seja, a vida é o sentido dela mesma, nós somos o nosso próprio sentido.

O singular se funde no plural e toda ambiguidade é o que realmente podemos estabelecer como verdade.

Deste modo, antes de tentarmos descobrir o sentido da existencia tentemos defir a existencia. entretanto tal tarefa é para nós, como Kant já advertia, impossível. Ora, se soubéssemos o que é a existência, seríamos de todo onipotentes, conhecedores do inconhecível.

Porém, todo inconhecível é cognoscível mesmo que possa ser enquanto dúvida. Ora, tudo é dúvida definida na opinião, ainda que na parcialidade.

Ensaios Para Uma Nova Teoria da Linguagem - Davi Gadelha

Procuraremos abrir a linguagem e libertá-la da lógica formal que a foi imputada e tornou-a submissa a ela, essa pois é a nossa missão, a saber, libertar a linguagem das amarras que ela a si mesmo impos por meio da lógica. pois, a razão se vê hoje culpada por ter criado tal lógica sem as suas devidas precauções em sua ância por entender-se a si mesma e tentar se auto compreender impondo a si mesmo regras que na verdae a jogaram no abismo das suas próprias incompreensões

Ensaios Para Uma Nova Teoria da Linguagem - Davi Gadelha

         Chegou enfim o momento de darmos - enquanto agentes e manipuladores da linguagem -  mais um salto do poder teórico da razão que em muito já se pode avançar, porém ainda não o suficiente. é momento de desconstruirmos conceitos e erguermos novos, não com nomes novos que digam a mesma coisa, mas procurando dar sentido aos sentidos de nossa teorização para que haja neste início de século um alargamento teórico tal que venha a remover o engessamento no qual os laços linguísticos se encontra há milênios.

domingo, 8 de novembro de 2015

Pedagogia em Kant

Quanto à educação da índole, que pode, 
em certo sentido, se chamar de física, é preciso 
sobretudo cuidar para que a disdplina não trate 
as crianças como escravos, mas sim que faça que 
elas  sintam  sempre  a  sua  liberdade,  mas  de 
modo  a  não  ofender  a  dos  demais:  daí  que 
devam encontrar resistência. Muitos pais recu­
sam  tudo  aos  seus  filhos,  para  exerdtá-los  na 
padênda, exigindo dos filhos mais padênda do 
que eles próprios demonstram. Mas isso é cruel­
dade.  Dê-se à criança tudo o que ela precisa e 
depois  seja  dito:  “Você  já  tem  o  sufidente. 
Mas é  absolutamente necessário  que essa sen­
tença seja irrevogável. Não se dê atenção aos gri­
tos das crianças e não se condescenda com elas, 
quando  querem  obter  alguma  coisa  por  esse 
procedimento;  mas,  se  pedem  cordialmente, 
deve-se dar a elas o que é útil. Desse modo, se 
acostumam a ser sinceros

KANT, Immanuel, Sobre Pedagogia, 1804.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Busto de Hitler é encontrado na Polônia

Busto de Hitler feito por seu 'escultor oficial' é encontrado na Polônia

Busto do ex-líder nazista tem cerca de 50 cm. (AFP)Busto do ex-líder nazista tem cerca de 50 cm. (AFP)
Um busto em mármore de Adolf Hitler esculpido pelo austríaco Josef Thorak, um dos escultores oficiais do III Reich, foi desenterrado na Polônia, durante as obras realizadas no jardim do Museu Nacional de Gdansk (norte).
"O busto, de 50 centímetros, estava enterrado e foi atingido por uma escavadeira", contou Lech Lopuski, um dos chefes do departamento de escultura do museu. "O busto é assinado por Thorak e datado de 1942. Está claro que foi escondido intencionalmente", afirmou.
Entre as duas guerras mundiais, Gdansk foi uma cidade livre, de maioria alemã.
"Será limpo e inventariado. Não sabemos ainda se será exposto ou não. É uma questão delicada", admitiu Lopuski.


Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/busto-hitler-feito-escultor-oficial-%C3%A9-encontrado-pol%C3%B4nia-160607917.html

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Frases e Pensamentos de Immanuel Kant

Revelação enquanto doutrina de fé em si contingente, é considerado como não essencial, mas não como desnecessário e supérfluo; a Revelação é, de fato, útil para suprir a deficiência teórica da pura fé racional, carência que esta não nega, por exemplo nas questões sobre a origem do mal, a passagem deste ao bem, a certeza do homem de estar no derradeiro estado, etc., e porque contribui mais ou menos, de acordo com a diversidade das circunstâncias de tempo e de pessoas, enquanto satisfação de uma necessidade da razão. (KANT, 2008, p. 22).

Frases e Pensamentos de Immanuel Kant

A maior parte das pessoas concede-se honra excessiva ao dizer a seu respeito que professam esta ou aquela religião; de fato, não conhecem nem exigem nenhuma; a fé eclesial estatutária é tudo o que eles entendem por tal palavra. Também as chamadas controvérsias de religião, que tantas vezes abalaram e regaram com sangue o mundo, jamais passaram de pelejas em torno da fé eclesial, e o oprimido não se queixava propriamente de o impedirem de estar ligado à sua religião (pois isso não o consegue poder externo algum), mas de não lhe ser permitido seguir publicamente a sua fé eclesial. (KANT, 1992, p. 114).

Frases e Pensamentos de Immanuel Kant

Neste contexto, toda via, o amor não é para ser entendido como sentimento (sensação), isto é, como prazer na perfeição de outros seres humanos; o amor não é para ser entendido como regozijo neles (uma vez que os outros não podem submeter alguém à obrigação de ter sentimentos). Tem, ao contrário, que ser concebido como a máxima da benevolência (como prático), que resulta em beneficência. O mesmo é válido quanto ao respeito ser mostrado pelos outros. [...] de acordo com a lei ética da perfeição "amor ao teu próximo como a ti mesmo”, a máxima de benevolência (amor prático aos seres humanos) constitui um dever de todos os seres humanos no seu relacionamento mútuo, quer os achemos ou não dignos de amor. (KANT, 2010, p. 198).